verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de limão com gengibre

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bolo de limão com gengibre


O limão e o gengibre nasceram um para o outro, fato. Então nada mais justo do que esses dois sabores se encontrarem em um bolo fofinho, perfumado e quentinho para saborear no fim de tarde, com uma xícara de café preto, uma brisa fresca (não fria) soprando e aquela sensação do descanso do final de semana se aproximando. Surtei, eu sei. Mas hoje é sexta-feira e, surtos à parte, o bolo de limão com gengibre é um desejo totalmente possível :) Ando fã da versão bolinhos, muffins, cupcakes e afins, mas nada impede que você use uma forma de bolo pequena para cortar aos pedaços.




Estava morrendo de vontade de um bolo de limão, daqueles bem branquinhos e fofinhos. Vi na revista Máxima uma receita com essa combinação e resolvi fazer a meu modo. Que sabor incrível, só experimentando para saber. Não ficou branquinho porque só tinha açúcar mascavo em casa, mas esse ingrediente acaba dando sabor também. Sim, andei (re)descobrindo o gengibre. O pior é que já fazia um tempinho que ele estava aqui, porém só mais recentemente me animei de usá-lo mais na cozinha. Já mencionei AQUI os benefícios do tubérculo - é um tubérculo, não é uma raiz -, por isso e pelo sabor, que adoro, estou in love com o bichinho.

Bolo de limão com gengibre
(Rende 6 bolinhos)

2 colheres de sopa cheias de manteiga amolecida*
6 colheres de sopa de açúcar mascavo (ou refinado comum)
1 colher de sopa de gengibre ralado
Raspas da casca de 1 limão
1 ovo
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
1 pitada de sal
1/4 de xícara de leite
2 colheres de sopa de suco de limão
1/2 colher de sopa de fermento em pó

*Coloquei a manteiga uns 15 segundos no micro-ondas, mas você pode deixar um tempo fora da geladeira.

Na batedeira ou à mão - fui no braço, como sempre -, bata a manteiga, o açúcar, o gengibre e as raspas de limão, até formar um creme homogêneo. Junte o ovo e bata bastante, até a mistura ficar mais fofa e macia. Coloque a farinha de trigo e o sal, misture até homogeneizar. Acrescente o leite e o suco de limão, misture bem mais uma vez, coloque por último o fermento e apenas mexa até misturar, sem bater. Coloque em forma ou forminhas untadas e enfarinhadas e leve ao forno (pré-aquecido) médio-baixo  por 25 a 35 minutos.

Olha a dica dos medidores (AQUI)! Essa receita foi feita com eles e recomendo muito.

Eu deveria mesmo peneirar a farinha de trigo toda vez que for fazer um bolo, faz bastante diferença no resultado final, o bolo fica mais fofinho. Mas a preguiça quase nunca deixa.

Não quer errar na hora de fazer seus bolos? Confira ESSAS dicas!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: bolo de limão com gengibre.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


4 comentários:

  1. É um bolinho que gosto muito Adri, limão e gengibre é uma combinação perfeita. Faz tempo que não faço bolo de limão, na próxima vez vou colocar o gengibre. Uma coberturinha com limão e açúcar de confeiteiro hem!! Ai meu lado gulosa falou mais alto hehe. Gostei muito da receita. Bjocas excelente final de semana

    ResponderExcluir
  2. muito fofinho! o sabor deve estar incrivel...deve ter perfumado a casa toda enquanto assava!!!

    ResponderExcluir
  3. Josy, experimenta colocar um pouquinho de gengibre no seu bolo de limão, combina muito e dá uma toque bem diferente. Ahh...uma coberturinha de limão e açúcar caía muito bem. Ô dieta sem jeito! Duas gulosas, somos nós, rs. Beijinho!

    Isadora, o cheirinho é um caso à parte :) Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. menina, fiz os bolinhos. Deliciosos. Usei gengibre em pó. Fiquei na dúvida quanto à quantidade de raspas de limão, mas fui na intuição. a Farinha que tinha era com fermento, fui com fé hehehe, peneirei a farinha como sua sugestão. Ficara~muito saboorosos maridex aprovou! Brigadinhaaa
    Ass: Ívian

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...