verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo cappuccino

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Bolo cappuccino


Quem guarda tem. Aqui, no nosso caso, quem faz tem. Garanta seu bolo para o café da manhã da semana, que começar o dia com um bolinho quentinho - nada que uns 15 segundos de micro-ondas não resolvam - faz tudo ficar muito melhor. O bolo cappuccino levou essa bebida querida para dentro do nosso amado bolo. Você pode acompanhá-lo de chá preto, que combina demais com chocolate e afins, ou o chá que queira. Ou pode preparar seu café preto ou com leite e reforçar os sabores do bolo cappuccino.

O cheiro desse bolo assando é coisa de louco. Sabe perfume de quando se está passando café? Misture isso com o aroma de bolo assando e é algo como isso que vai sair da sua cozinha e atiçar toda a vizinhança. Se você quiser acrescentar uma bebidinha, um licor, um rum à vera, uma honesta cachacinha, é capaz de realçar o sabor dos outros ingredientes. Fui na essência de rum, mas depois fiquei arrependida de não ter elevado o teor alcóolico do bolo.


Bolo cappuccino
(Rende 6 bolinhos)

1 ovo
3/4 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 pitada de canela em pó
1 pitada (de nada) de sal
1 colher de café de café solúvel
1 colher de café de essência de rum
1/3 de xícara de leite
1/2 colher de sopa de fermento químico em pó (para bolos)

Bata bem o ovo, o açúcar e a manteiga, até formar um creme liso e "fofo". Junte a farinha, o chocolate, a canela e o jogue a pitadinha de sal. Misture com uma colher. Dissolva o café solúvel no leite e junte à massa, acrescente também a essência de rum e bata novamente. Coloque o fermento e apenas misture com a colher. Coloque em forma - ou forminhas de bolinhos - untada e enfarinhada. Leve ao forno (preaquecido) em temperatura média-baixa por 20 a 30 minutos.

*As fotos dos bolinhos foram tiradas com duas câmeras diferentes, por isso a diferença na tonalidade. A cor real do bolinho é um marrom pálido.

>> Conhece os macetes para o bolo dar certo? Confira as dicas para fazer um bolo perfeito.

Graças à querida mamis, larguei a vida de bater bolo à mão. Antes quero dizer que bater o bolo no muque é prático e dá muito certo, quase todos os bolos desse blog foram batidos com colher de pau. Mas ganhei de mamis uma batedeira portátil, bonitinha que só e que fica sempre à mão, pois cabe em qualquer cantinho. Depois de usar, é só desencaixar as pás e é tudo o que tenho que lavar. A Britânia não me pagou nada para falar da batedeira, mas se me pagasse eu bem que aceitava, pois gosto da marca, a mesma da minha panificadora (olha a linda AQUI).


Bem diferente da minha batedeira planetária que fica "pendurada" em um lugar alto e depois gera uma bacia enorme + aro de encaixe + pá gigante + espátula para lavar. A bicha - que é forte, trabalha sozinha e é maravilhosa para bolos, também presente de mamis - só aparece em dia de bolo de festa, porque aí eu tenho que me garantir, rs.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: bolo cappuccino.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Que delicia de bolinhos Adri. Sabe que adoro bolos que levam café, mas aqui em casa meus esquisitos não gostam, então quase não faço só pra mim, mas esse está tentador ainda mais que leva canela. Deve ser delicioso e adorei a cor. Beijinhos ótima semana miga

    ResponderExcluir
  2. Josy, adorei o "meus esquisitos", hehehe. O ruim de fazer uma coisa que só a gente gosta é o "sacrifício" de comer tudo sozinha, rs. Vou contar um segredo: meu marido não é muito chegado a bolo, por isso faço essas receitas pequenas, pois sempre como quase tudo sozinha, rs. Beijinho!

    Patrícia, gosto de bolo morninho, então todo dia no café pegava um bolinho e esquentava no micro-ondas. Felicidade é isso aí :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...