verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Creme com uvas na calda de vinho

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Creme com uvas na calda de vinho


Procurando uma receita para usar as uvas que ninguém gosta de comer aqui em casa, encontrei uma opção fácil, embora seja em etapas, e especial, mesmo levando ingredientes tão simples. O toque (de gênio) fica por conta da calda de vinho, que volta às origens em sua combinação com uva - como não combinaria? - e que faz par com um creme levíssimo de baunilha, mais neutro e que não briga com o sabor marcante da calda. Faço um alerta e um convite: quer um doce bem docinho e abre uma exceção na dieta? Vem comigo. Mas tem frutinha, então pode.

Fiz algumas alterações na receita (e a novidade?), economizando a gordura do creme de leite que eu não utilizei e reduzindo a quantidade de gemas. Gostei do jeito que ficou, mas, se quiser um doce menos doce, reduza a quantidade de açúcar do creme, pois a uva na calda já é bem docinha.

Creme com uvas na calda de vinho
(Rende duas porções bem servidas)

Creme
1 gema
1/3 de xícara de açúcar
2 colheres de sopa rasas de amido de milho (maisena)
250 ml de leite fervendo
5 gotas de essência de baunilha
1/2 colher de sopa de manteiga

Uvas na calda
1 xícara de uvas sem sementes e cortadas ao meio
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de vinho tinto
Pimenta-rosa (opcional, usei 6 grãos)

Creme: bata a gema e o açúcar até formar um creme homogêneo e claro. Acrescente o amido de milho e misture. Vá juntando o leite fervendo, aos poucos, e misturando (um fouet ajuda muito nessa hora). Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Apague o fogo e junte a baunilha e a manteiga, misture. Reserve.
Uvas na calda: leve ao fogo médio o açúcar e o vinho, até o primeiro dissolver. Junte as uvas e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Apague o fogo, retire as uvas (reserve-as) e volte a panela ao fogão, em fogo baixo, até a calda de vinho engrossar em ponto de fio fraco (se você derramar a calda com a colher, forma-se um fio de consistência mais rala). Desligue o fogo e deixe a calda esfriar (ajuda se você transferir a calda para outro recipiente) com os grãos de pimenta-rosa. Depois de a calda fria, retire os grãos de pimenta - que podem ser usados depois na decoração - e coloque as uvas reservadas novamente dentro da calda.
Montagem: quando o creme e as uvas na calda estiverem frios, coloque em potes individuais ou em um recipiente grande uma camada do creme, outra das uvas na calda por cima, e assim por diante. Termine com as uvas em calda e leve a geladeira por algumas horas, para servir bem gelado.




Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


-----------------------------------------------------

A receita original é o Creme leve de baunilha com uvas em calda e foi retirada do livreto "Sobremesas" da coleção União.

4 comentários:

  1. Olá, querida
    Esse creme de patissèrie se aplica a tanta gostosura... gosto dele... como vc combinou ficou maravilhoso...
    Bom fim de semana
    Bjs de paz e esperança

    ResponderExcluir
  2. Que idéia ótima! Eu adoro uvas! Beijo! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Que sobremesa deliciosa Adri, adoro uvas, e esse creme é uma loucura minha amiga. Gostei muito da sua sugestão. Sobremesas fresquinhas nesse calor é o que mais quero atualmente. Bjocas ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Rosélia, esse creme combinou muito bem com as uvas em calda :-) Obrigada pelo carinho! Beijos!

    Luna, nem sou muito chegada a uva, mas adoro vinho! Rs. Achei um jeito bem diferente de usar as uvas em uma receita :-) Beijos!

    Josy, o creminho pode vir acompanhado de outras frutas também. Nesse calor, tudo gelado e com frutas é bem-vindo, rs. Beijinho!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...