verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Biblioteca na cozinha: livros recomendados de culinária e gastronomia

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Biblioteca na cozinha: livros recomendados de culinária e gastronomia


Minha biblioteca de livros de culinária e gastronomia ainda é bem modesta em relação aos livros de outros assuntos (essa foto mostra uma parte). Mas estamos trabalhando nisso! Com a internet oferecendo um sem número de receitas em blogs, sites especializados e grandes portais, minha preferência é por adquirir livros que tragam informações sobre técnicas, dicas ou que tenham um algo mais que não apenas uma coleção de receitas. Afinal, livros de culinária e gastronomia não costumam ser baratos, mas considero que alguns livros são um investimento e tanto. São esses que indico a você, livros que vão fazer a diferença na sua cozinha e que valem cada centavo.

Técnicas de Cozinha Profissional (Mariana Sebess - editora Senac)

Essa obra - que faz parte de uma coleção igualmente recomendada - é indicada a quem estuda gastronomia e atua profissionalmente na área. Mas nem por isso é um livro complicado ou proibido para gente como a gente, muito pelo contrário. Com muitas fotos e passo a passo, Técnicas de Cozinha Profissional mostra técnicas de corte, de cozimento, utilização de facas, como lidar com diversas carnes, obtenção de molhos, técnicas de conserva. É uma obra de base de cozinha, ótima para consulta e muito acessível a quem quiser cozinhar com muito mais propriedade. Livro para ter e guardar pelo resto da vida na cozinha, considero o melhor investimento dessa lista.


Larousse da Cozinha Prática (Luiz Cintra - editora Larousse)

A Larousse tem um sem fim de títulos de gastronomia e culinária. Se tiver que escolher entre as trocentas obras (escolha cruel!), fique com essa. Na seção Cozinha Prática, a obra traz informações sobre utensílios de cozinha, formas de cozimento, ervas, glossário, tabela de medidas etc. Em seguida, o Cozinha de A a Z mostra vários ingredientes (em ordem alfabética), assim como uma breve orientação sobre o produto e receitas que o utilizam. É bem útil para quando você tem um ingrediente específico e quer uma ideia de o que fazer com ele. Como diz o nome da obra, as receitas são muito práticas, mas com um toque especial.


Panelinha - Receitas que funcionam (Rita Lobo - editora Senac)

Esse é o livro do famoso (salve, salve) site Panelinha, criado pela Rita Lobo e que é um dos mais antigos e respeitados sites da área. Conhecido pelas receitas infalíveis, o Panelinha transpôs para sua versão impressa não só algumas receitas selecionadíssimas, mas dicas úteis na cozinha sobre listas de compras, itens indispensáveis etc. Tudo temperado pelos textos deliciosos da Rita Lobo e pelos "causos" (e receitas) que ela colecionou ao longo de anos de relacionamento com seus leitores. Para mim, tem valor duplamente afetivo: ganhei o meu livro em um concurso do site, autografado pela Rita, e acompanho o Panelinha desde o comecinho, sou leitora antiga :-)


Chocolate (editora Parragons)

Confesso que fui seduzida pela encadernação fofinha, com fitilho fechando a obra na lateral e tudo. Além de ser um livro só com receitas de chocolate - o que já é um motivo e tanto -, a obra editada em Portugal está muito bem dividida em seções de receitas básicas, quentes, frias...o que coloca ordem na bagunça chocolátrica e ajuda muito na hora de buscar algo específico. Além das receitas ótimas para todos os gostos - tem receitas simples, elaboradas, diferentes -, todas elas têm passo a passo com fotos, recurso que deixa o livro atraente e fácil de usar. A abundância de fotos também permite o que considero o destaque desse livro: cada receita é lindamente decorada, o que dá mil ideias para a decoração de suas sobremesas.


Ambiências - Histórias e receitas do Brasil (Mara Salles - editora DBA)

Já fiz uma receita desse livro (AQUI) e dei pistas sobre ele. A obra é simplesmente encantadora, pois Mara Salles, chef do restaurante Tordesilhas, rodou o país e colocou no Ambiências o que de melhor encontrou na Amazônia, no Cerrado, no Agreste...só fazem falta receitas do sul do país, talvez um projeto ainda a ser realizado. Em meio a fotos belíssimas e histórias - uma viagem pelas palavras -, receitas caseiras como feijão, bife, sopa de feijão com macarrão. Comida que a gente reconhece e nas quais se reconhece, é coisa nossa. Pratos regionais são as estrelas, do pato ao tucupi até o bolo souza leão, passando pelas especialidades do restaurante. Mais que um livro de receitas, é um livro de cultura brasileira, mas se tivesse esse nome a gente acharia chato, coisa que - definitivamente - não é.


E você, o que tem de melhor na sua biblioteca de cozinha? Conhece algum livro na área que seja precioso? Tem um livro de culinária que ama e não consegue viver sem ele? Conta pra gente!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------------

Achei AQUI uma explicação simples, bem aceitável e nada pedante para a diferença entre culinária e gastronomia.

8 comentários:

  1. Olá Adri! Eu tenho o de chocolate! E mais alguns desta editora, são muito bons. A gente podia fazer uma estante virtual e compartilhar os livros que temos. Eu tenho muitas revistas importadas também que me ajudaram muito. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adri querida obrigada pelo carinho e votos de melhoras, hoje estou um pouco melhor graças a Deus, mas sofri um bocado hehe. A velhice é implacável mesmo hehe.Adorei esses livros, ótimos. Bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Adri querida, como não sou assim, digamos, muito chegada na cozinha, tenho poucos livros, e nem uso...
    Mas entendo sua paixão!!! Meu papis tem vários livros!
    Eu sou chegada em livros de arte e mosaico, mas realmente não dá pra comprar tudo, os melhores são importados e, geralmente, bem caros.
    Adorei a primeira imagem, linda de viver!
    Bjos e uma semana iluminada pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Adri, como é bom um livro de receitas né? Se deixar fico horas olhando, lendo, tentando adaptar a receita (sou fã disso), imaginando quando vou fazê-la... Alguns são caros, mas são bons. Eu particularmente amo!
    Beijos :o)

    ResponderExcluir
  5. Minha biblioteca continua aumentando, mas agora são só presentes... Estou resistindo a comprá-los.
    Boa semana, Adri!

    ResponderExcluir
  6. Cris, ele é ótimo mesmo! Uma das sobremesas de Natal saiu dele :-) Tenho muitas revistas também, daquelas baratinhas, e livretos. Um beijo!

    Rosélia, que tudo fique bem! Rezando por você. Um beijo!

    Josy, até parece! Velhice está na cabeça, e a sua, pelo que sei, é muito jovem! Se cuida, querida...um beijo!

    Vero, livros de arte são artigos até mais caros! Fora que acho que, nessa área, as opções nacionais ainda são poucas, acertei? Mas aposto que você, como eu, investe em poucas e boas opções, cada um na sua paixão :-) Beijos!

    Carol, também fico folheando os livros de receita, mesmo quando não estou procurando nada, rs. Geralmente as fotos são muito bonitas, adoro ficar vendo...compartilhamos da mesma paixão :-) Beijos!

    Gina, chega uma hora que não dá mais, né? Rs. Questão de espaço. Fora os de culinária, eu e o marido temos muito livros, já começo a ficar preocupada com o armário abarrotado...beijos!

    ResponderExcluir
  7. Também tenho paixão por livros de culinária e gastronomia, Adri! Pra mim eles são irresistíveis!

    Eu poderia recomendar vááários, mas meus preferidos são esses:

    - Cozinhando para amigos, da Heloisa Bacelar (Um primor. As fotos são de babar, a moça além de cozinhar, escreve muito bem e as receitas foram testadas à exaustão, não tem erro.)

    - À mesa com Monet, é lindo! É pra guardar e ter pra sempre.

    - Afrodite, de Isabel Allende. Fantástico, sem mais comentários.

    - Todas as técnicas culinárias de Le Cordon Bleu. É bem caro mas valeu cada centavo, aprendi muito com ele.

    - Comida e Cozinha de Harold McGee. Esse é praticamente uma enciclopédia gastronômica.

    - Sabor do Brasil, de Alice Granato. Acabei de comprar e ainda estou eufórica de alegria. Pra quem ama culinária brasileira esse livro é um belíssimo investimento!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angeline, adorei suas sugestões! E - sério - fiquei com vontade de ter todos eles! Esse Sabor do Brasil é lindo, já folheei e fiquei com muita vontade de trazer. Obrigada pelas recomendações, percebi que de livro de culinária você entende :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...