verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Sopa de beterraba

terça-feira, 31 de maio de 2011

Sopa de beterraba


Pode ser por causa do aroma marcante, ou por causa do sabor adocicado, que vai bem em pratos doces e salgados. Talvez por causa do valor nutricional, pois é rica em ácido fólico e potássio, com teor significativo de ferro, vitamina A e vitamina C, entre outros. Pode ser por ter poucas calorias e ser perfeita para quem está querendo perder uns quilinhos. Ou só porque é uma delícia mesmo, o que já é motivo de sobra para incluir a beterraba no seu cardápio.

Apesar de ser um dos meus vegetais preferidos, em sucos, cozida, em saladas, dificilmente aparece aqui por casa, não sei explicar o motivo. Enfim, a beterraba foi para a geladeira e, de lá, para a panela, rendendo uma deliciosa sopa. Porque, neste frio, esquentar é preciso.

Não tinha nenhuma receita de sopa de beterraba, apenas uma vaga ideia de como poderia preparar. Pesquisando aqui e ali, juntei algumas ideias e acabou saindo um caldo simples, de fácil preparo, aromático e de cor deslumbrante.

Cortei em cubinhos 3 beterrabas médias e 2 batatas pequenas, que levei para cozinhar em 1 litro de água. Com os vegetais bem macios, passei tudo no liquidificador, adicionando o suco de meio limão. Reservei.

Voltando à panela, dourei 1 colher de sopa cheia de cebola bem picadinha em 1 colher de azeite. Acrescentei o caldo batido no liquidificador e temperei com sal, pimenta do reino e uma pitada de alecrim seco, só porquei achei que estava faltando alguma coisa.


Na hora de servir - no meu caso, servi quente, mas pode ser servido fria também -, coloque uma colher de creme de leite ou iogurte natural. Tome a sopa antes de ser hipnotizado pela mais bela coloração rubi (grená?) que a natureza fez

-------------------------------------------------

Para informações sobre a história, valor nutricional, valor energético, e como comprar e conservar a beterraba, clique AQUI.

3 comentários:

  1. Essa sopa é perfeita para que está querendo emagrecer, pois a beterraba tem poucas calorias!

    ResponderExcluir
  2. Que delicia!
    Adoro beterraba. De todas as formas e feitios!
    Sua sopa com cebola dourada e suco de limão, ai ai, meus Deuses! Divinal.
    Vc já comeu gelado de beterraba?
    Expreita aqui:
    Gelado Beterraba Maçã e Gengibre
    Beijinho,
    Rute

    ResponderExcluir
  3. Rute, essa sopa é simples, mas longe de ser simplória! Seu sorvete de beterraba ficou lindo, na falta de uma sorveteira, fico só na imaginação :-) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...